Eu tinha que gravar uma sequência de vídeos e anúncios para uma campanha com o prazo corrido. Liguei para o video maker que trabalha comigo e avisei para ele ajeitar o estúdio para a gente gravar. Ele me respondeu mais ou menos assim:
– Leandro, eu vi que a sala está com muito eco, vamos ter que buscar outra locação. Não vai dar tempo de ajustar isso até amanhã.
Ora, montei esse estúdio de gravação, se ele está com eco, a gente tem que resolver. Pensei: Não faz sentido ter que arrumar outra locação sendo que tenho um estúdio pronto. Não deve ser tão dificil tirar um eco de uma sala. Procurei no Google: Como reduzir eco de uma sala, peguei algumas dicas e já passei pra ele.
Mandei uma mensagem mais ou menos assim:
– Vamos ajustar isso, dá para colocar uns móveis, caixa de ovos, tapete, colchão… Procura no google: Como remevor eco de sala. você vai achar várias dicas. Hoje em dia, temos muitas alternativas para tratar um possível eco na pós-produção também.
Ele me respondeu assim:
– De um dia pro outro é esperar demais
Aquilo foi um balde de água fria para os meus ouvidos (meus olhos na verdade). Por dois motivos:
Primeiro, porque normalmente eu realmente espero demais dele. É um cara inteligente, não é a toa que está no meu time.
Segundo, porque na boa, não é esperar tanto assim. Esse é um desafio relativamente simples. Se você pegar três estudantes do ensino fundamental e fizer uma gingana com eles: olha vocês têm 500,00 reais, podem usar o Google e tem uma tarde para conseguir gravar um vídeo nessa sala, sem eco, eu realmente acho que eles conseguiriam.
O final da história foi feliz, a gente consegeguiu gravar sem eco, eu conversei com ele, alinhamos muita coisa, eu entendi que existiam inclusive outras demandas e no final a gente saiu fortalecido desse episódio.
De qualquer forma eu refleti muito sobre o assunto e acho que essa é uma lição importante para a vida. Quando aparecer alguma missão impossível, difícil ou desafiadora, eu agradeço, isso é uma oportunidade. Oportunidade de mostrar que consigo, ou de ao menos tentar, oportunidade de surpreender e crescer.
Num trabalho que só aparece coisa fácil, com prazo folgado, com orçamento sobrando em que funciona maravolhosamente bem, na boa, qualquer um faria.
Agradeço o cliente difícil, agradeço o sócio turrão, agradeço a meta ousada, agradeço os desafios impossíveis.
Todas as grandes invenções do mundo surgiram quando alguém disse sim para uma coisa muito difícil, ou impossível. Só posso ir para o trabalho num carro confotável porque alguém encarou o desafio de trabalhar num motor de cobustão em 1850. Imagina o tamanho do desafio.
Só consigo passar as férias e ter a oportunidade de conhecer um país de cultura completamente diferente como, a Tailândia por exemplo, porque um cara topou o desafio de fazer um amontoado de aço com mais 20 toneladas voar. Deixo aqui a recomendação do documentário: Santos Dummont: O homem que pode voar (2019). Vai te inspirar.

Imagine o tamanho dos desafios que ele teve que enfrentar por muitos anos da vida. O mundo seria completamente diferente se não fosse pela ousadia de alguns poucos homens que simplesmente disseram sim para o difícil.
Moral da história: aprendi que tenho que gostar do difícil, a vida não vai ser fácil, mas eu vou me orlgulhar dela (e é possível que eu ganhe muito dinheiro pelo caminho).
Meus vídeos recentes:
Como ter MAIS ENGAJAMENTO no Instagram (estratégia passo a passo)
Novidades:
Lancei um aplicativo de produtividade na última semana. O app te ajuda a planejar o seu dia. Não o mês, nem a semana, apenas o dia. O foco do app é no hoje, somente hoje.
Dica pra vida:
Tudo que é difíci é bom, tudo que é bom é difícil